Presidente sul-coreano participa da Rio+20 e da Cúpula do G20, no México

11/06/2012 - 10h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, começa na próxima semana uma série de viagens pela América Latina. O Brasil e o México são os países em que ele ficará mais tempo. No Rio de Janeiro, Myung-bak participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O encontro começa na quarta-feira (13). Myung-bak fará parte da reunião de cúpula dos chefes de Estado e de Governo. A previsão é reunir mais de 120 autoridades estrangeiras no local. As reuniões ocorrerão entre os dias 20 a 22, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Em Los Cabos, no México, o presidente sul-coreano participará da Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias do mundo). A presidenta Dilma Rousseff também já confirmou presença. O objetivo é concentrar os debates nos impactos da crise econômica internacional.

Lee Myung-bak irá ainda ao Chile e à Colômbia. Ele tem conversas marcadas com os presidentes chileno, Sebastián Piñera, e colombiano, Juan Manuel Santos. Segundo a assessoria do sul-coreano, o objetivo é intensificar as parcerias referentes às propostas de infraestrutura e energia renováveis, assim como desenvolvimento do meio ambiente. Também há propostas para fechar parcerias sobre comércio, investimento, energia e infraestrutura.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina // Edição: Juliana Andrade