Aeroportos do Rio operam por instrumentos devido ao mau tempo

09/06/2012 - 16h57

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Devido ao mau tempo no Rio de Janeiro, os aeroportos Santos Dumont, no centro, e Galeão, na Ilha do Governador, zona norte, operam com auxílio de instrumentos para as manobras de pouso e decolagem.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Santos Dumont ficou fechado para pousos por aproximadamente três horas na manhã de hoje (9), e foi reaberto por volta das 9h30. Por causa da suspensão operacional, pelo menos quatro voos que deveriam aterrissar no terminal foram desviados para o Galeão.

Ainda segundo a Infraero, até as 15h, do total de 77 voos programados para o Santos Dumont, 12 sofreram atrasos e 27 foram cancelados. Já no Galeão, até o mesmo horário, dos 84 voos domésticos previstos, 14 tiveram atrasos e 18 foram cancelados. Entre os 17 internacionais, apenas um atrasou e não foram registrados cancelamentos.

Desde a tarde de quinta-feira (7) o município do Rio está em estágio de atenção, que é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada e ocasionalmente forte.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura do Rio, os bairros da cidade que registraram os maior acúmulo de chuva na última hora são o Recreio dos Bandeirantes e a região do Tanque, em Jacarepaguá, ambos na zona oeste.

O Centro de Hidrografia da Marinha prevê que as ondas podem atingir 2,5 metros na orla carioca hoje.
 

Edição: Rivadavia Severo