Ministra diz que Rio+20 vai discutir combate à pobreza associado à sustentabilidade ambiental

05/06/2012 - 20h52

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A importância da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ter foco na necessidade que todos os países têm de se desenvolver considerando a questão ambiental, foi ressaltado hoje (5) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em audiência pública no Senado. Segundo ela, a questão climática não será prioridade nos debates. “Nós vamos trabalhar com os resultados concretos: a economia verde, a erradicação da pobreza e a governança sobre o desenvolvimento sustentável”, disse.

Como exemplo desse foco, a ministra ressaltou a importância para o governo brasileiro de que as tecnologias voltadas para energia limpa, por exemplo, sejam desenvolvidas internamente, gerando empregos. Segundo ela, a forma como o desenvolvimento sustentável será concretizado é um dos temas que estará em debate na conferência. “Não é falar só da energia renovável, é falar dos meios para implementação de uma matriz energética mais limpa”, declarou.

Izabella Teixeira ressaltou que o Brasil está pronto para protagonizar uma mudança de posição em relação à questão ambiental. De acordo com ela, como anfitrião da Rio+20 o governo brasileiro também terá que apresentar um projeto de mudanças concretas. “O Brasil não é mais um país de projeto piloto ou de projeto demonstrativo. Eu sou cobrada todos os dias por um projeto estruturante que garanta inclusão socioambiental para todos”.

A ministra participou da audiência com o presidente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, para falar aos senadores do início dos debates da Rio+20, que vão durar todo o mês de junho no Rio de Janeiro. Mais cedo, Izabella Teixeira participou de evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com a presidenta Dilma Rousseff.

 

Edição: Aécio Amado