Municípios da Baixada Fluminense apresentam avanços na gestão de resíduos sólidos durante a Rio+20

04/06/2012 - 19h02

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os seis municípios que integram o Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense vão apresentar, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, os projetos e ações bem sucedidos na área ambiental. Uma prévia disso ocorrerá durante o seminário Baixada a 1.000 na Rio+20, no próximo dia 11, em Duque de Caxias.

A programação foi fechada hoje (4) pelos secretários de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia; de Nilópolis, Renato Rabelo; e de São João de Meriti, Zilto Bernardo.

Samuel Maia disse à Agência Brasil que o consórcio “é a primeira experiência de governança metropolitana no estado do Rio de Janeiro. Ele ressaltou que a experiência mostra que a Baixada Fluminense hoje é uma região que tem uma gestão pública ambiental responsável e profissionalizada.

“Nós temos uma visão cosmopolita da questão ambiental e uma visão planetária. A Baixada Fluminense, há algum tempo, deixou de ter aquela característica provinciana e agora procura uma governança metropolitana”, disse.

Os secretários receberão sugestões sobre o Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, efetivado no último dia 31 de maio, em Nilópolis, além de outros temas, como coleta seletiva e reflorestamento. Eles esperam que essas sugestões possam contribuir para programas e projetos vinculados ao meio ambiente para implantação nas seis cidades da região. Maia comentou que os municípios que integram a Baixada Fluminense estão sempre dialogando em relação aos problemas comuns, em especial a questão dos resíduos sólidos.

Os avanços na área dos resíduos sólidos serão mostrados pelo consórcio em plenárias oficiais na Rio+20 e, também, na Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência das Nações Unidas, que ocorrerá no Aterro do Flamengo. Na próxima quarta-feira (6), o secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias fará uma apresentação dos projetos para a comunidade acadêmica, no Centro Universitário Uniabeu, em Nilópolis.

Os secretários da Baixada Fluminense participarão também do Seminário Nacional sobre Desenvolvimento Sustentável no Cenário das Administrações Municipais Brasileiras, programado para os dias 11 e 12 deste mês, no Centro Empresarial Rio, em Botafogo, zona sul da cidade, dentro da programação da Rio+20. “Vamos debater a gestão municipal e as experiências públicas no Brasil todo”, disse Maia.

Fazem parte do consórcio os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

 

Edição: Aécio Amado