Passaporte Verde vai orientar o turista sobre como contribuir para a conservação do meio ambiente

02/06/2012 - 16h46

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Passaporte Verde, um livreto com informações para orientar o turista sobre como contribuir para a conservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, foi lançado hoje (2) na capital fluminense, em cerimônia no monumento ao Cristo Redentor, no Morro do Corcovado. A campanha é uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

“Essa parceria permite a capacitação, qualificação de profissionais, eficiência energética, além de um novo formato de turismo sustentável, que, na verdade, possibilita que todos possam mudar o seu comportamento com atitudes do dia a dia em que você pode ter um mundo mais sustentável e consumir melhor”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, disse que o Passaporte Verde tem também como objetivo facilitar a informação para que os turistas estrangeiros possam fazer escolhas mais seletivas sobre a sustentabilidade ambiental. Ele também destacou a sua importância, além da questão ambiental, para os eventos internacionais que o Rio de Janeiro vai sediar nos próximos anos. “[O Passaporte Verde] é importante no Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora no próximo dia 5, mas será mais importante na contribuição para os preparativos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016".

O Passaporte Verde terá uma tiragem inicial de 100 mil exemplares disponíveis em aeroportos, hotéis, restaurantes e outros pontos turísticos, além dos estandes da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro. O Instituto Chico Mendes também está auxiliando na divulgação da campanha nos parques nacionais. Ela também será veiculada na televisão, no rádio e nas mídias sociais.

 

Edição: Aécio Amado