ONU: número de refugiados aumentará devido a conflitos, alterações climáticas e escassez de alimento, Somália,

01/06/2012 - 9h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) prevê que, nos próximos dez anos, o número de pessoas deslocadas nos seus próprios países aumentará. No relatório, a Acnur informa que isso ocorrerá como resultado de uma série de causas interligadas que vão desde conflitos até alterações climáticas, escassez de alimentos e crescimento populacional.

De acordo com autoridades da entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), o desafio é prestar apoio às pessoas que se deslocam dentro dos países em busca de refúgio devido aos mais diversos problemas.

Pelos dados do relatório, por ano, são cerca de 26 milhões de pessoas que se incluem no grupo de deslocados internos. Já os chamados refugiados são cerca de 16 milhões e mais 1 milhão que pedem asilo no exterior. Refugiado é aquele que deixa seu país e tenta migrar para outro. Asilo é quando a pessoa quer sair do seu país e se abriga em uma embaixada de outra nação.

No relatório de 266 páginas, há referências sobre o aumento das despesas e perigos que envolvem os deslocados internos. Os países mais mencionados sobre refugiados são Somália, que enfreta uma guerra interna, Afeganistão – no qual há conflitos de poderes entre os governantes, a rede Al Qaeda e forças estrangeiras –, além do Iêmen e Iraque, que passam por uma série de violência causada por confrontos políticos e sociais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

 

Edição: Talita Cavalcante