Força Sindical considera "decepcionante" o resultado do PIB

01/06/2012 - 15h57

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Força Sindical classificou como “decepcionante” o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2012. E avaliou que os números devem servir de alerta para o governo, que tem sido lento nas decisões econômicas emergenciais voltadas ao fomento do mercado interno e à geração de postos de trabalho.

“Questões estruturais como juros altos, apesar das quedas seguidas, ainda são uma trava para o setor produtivo e o crescimento do país. Nossa indústria está de mãos e pés amarrados, impossibilitada de crescer. Falta infraestrutura, incentivo à inovação, capital de giro e mão de obra qualificada”, disse a central, em nota.

De acordo com o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o fraco desempenho do PIB está ligado à concorrência internacional, à valorização do real e à falta de competitividade da indústria brasileira. “Temos de facilitar o crédito na compra de maquinário, para qualificação profissional, para podermos pensar em um crescimento de mais longo prazo”.

Edição: Vinicius Doria