USP lança ao mar novo navio de pesquisa oceanográfica

30/05/2012 - 20h50

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O novo navio de pesquisa oceanográfica da Universidade de São Paulo (USP) foi lançado ao mar hoje (30) em Santos. Batizado de Alpha Crucis, a embarcação irá substituir o antigo navio de pesquisa, Professor Besnard, utilizado de 1967 a 2008, quando foi aposentado devido a um incêndio.

O Instituto Oceanográfico da USP adquiriu o novo navio - com recursos da USP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - da Universidade do Havaí. A embarcação foi modernizada em um estaleiro em Seattle (EUA) e equipada com novos instrumentos.

O navio tem 64 metros de comprimento por 11 metros de largura. Tem capacidade para levar 20 pessoas e deslocar 972 toneladas. O custo total da embarcação, incluindo a reforma, foi US$ 11 milhões.

“O Alpha Crucis é o mais moderno navio de pesquisa do Brasil. Ele tem autonomia e um conjunto de equipamentos que permite que a gente faça pesquisa de ciências do mar mais longe e por mais tempo. E isso vai nos permitir fazer pesquisa em locais que a gente dependia muito de instituições estrangeiras”, disse o diretor do Instituto Oceanográfico da USP, o professor Michel Mahiques.

A primeira missão do navio será um estudo de propriedades físicas e químicas da água do mar, em uma pesquisa sobre o fluxo de carbono, ligado às mudanças climáticas.

Edição: Fábio Massalli