Prefeitura do Rio terá 3 mil agentes públicos nas ruas para a Rio+20

29/05/2012 - 19h51

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio divulgou hoje (29) o planejamento operacional para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), durante os dias 13 a 22 de junho. O ordenamento urbano e de trânsito terá nas ruas 3 mil agentes públicos, incluindo homens da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Guarda Municipal, Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), Ordem Pública, Saúde e Conservação.

Os detalhes do planejamento para a conferência foram apresentados pelo prefeito Eduardo Paes juntamente com os secretários diretamente envolvidos no evento. O prefeito admitiu que as intervenções no trânsito vão prejudicar a mobilidade do carioca, mas pediu apoio da população.

“É uma honra para a cidade receber um evento dessa dimensão e importância, com mais de 100 chefes de Estado. O carioca deve se sentir orgulhoso. O que nós pedimos é a compreensão da população para esses dias, principalmente 20, 21 e 22. O Rio vai ser uma espécie de capital do mundo durante o período. Durante esses três dias nós vamos ter aqui 80% do PIB [Produto Interno Bruto] mundial, com presidentes, chefes de Estado e delegações do mundo inteiro.”

Para diminuir o impacto no trânsito, foi decretado ponto facultativo nas repartições e haverá feriado escolar na rede pública e privada durante o período do evento. A prefeitura pediu que a população use prioritariamente o transporte coletivo para as áreas dos eventos e evite ir ao Riocentro, em Jacarepaguá, zona oeste, local das reuniões, pois o trânsito na região estará bloqueado.

Sobre os locais de alojamento dos participantes da Cúpula dos Povos, que reunirá representantes da sociedade civil de diversos estados e de outros países, ficou definido que o Sambódromo poderá receber 10 mil pessoas ligadas à Marcha Mundial das Mulheres, ao Fórum Nacional da Reforma Urbana e demais movimentos sociais. No Ciep Pedro Varela, na Rua do Lavradio, na Lapa, mais 900. No Ciep Tancredo Neves, no Catete, 550 integrantes da Associação das Mulheres Brasileiras e da Associação de Mulheres Negras do Brasil. E no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficarão abrigados mais 3 mil participantes, incluindo integrantes da Rede Afroambiental e estudantes universitários.

 

Edição: Aécio Amado