ONU quer apoio dos Estados Unidos nas investigações sobre mortes de mexicanos na fronteira

29/05/2012 - 9h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, apelou hoje (29) para que as autoridades dos Estados Unidos cooperem com o governo do México nas investigações que envolvem os mexicanos que tentam passar pela fronteira entre os dois países. As mortes, em geral, envolvem casos de torturas e assassinatos em grupo.

Os relatos de mortes, na região fronteiça entre o México e os Estados Unidos, são frequentes e também estão ligados à violência cometida pelos cartéis que comandam o tráfico de pessoas, drogas e armas na região.
 
O alerta de Navi Pillay ocorre no momento em que as autoridades mexicanas investigam a morte do adolescente Sergio Adrian Hernandez Guereca, de 17 anos. De acordo com investigadores, o jovem  foi torturado e morto, seguindo o que consideram um padrão de eliminação.

"A alta comissária convida o governo dos Estados Unidos a cooperar com o governo do México na investigação dessas mortes em seus esforços para apurar as denúncias e violações do direito à vida e integridade física dos migrantes", disse o porta-voz da alta comissária, Rulpert Colville.

Para Navi Pillay, é fundamental ainda que os Estados Unidos garantam a ação da Patrulha de Fronteira, seguindo as normas internacionais, na região.


*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex // Edição: Juliana Andrade