Ministro Dias Toffoli assume cadeira no TSE

29/05/2012 - 21h50

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu hoje (29) vaga como ministro titular no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele já atuava como ministro substituto na corte desde 2009 e assume vaga deixada após exoneração do então presidente Ricardo Lewandowski.

Participaram da rápida cerimônia o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto. A expectativa é de que Toffoli assuma a presidência do TSE em 2014, após o mandato da ministra Cármen Lúcia.

Depende de Toffoli a definição de um dos julgamentos mais aguardados no TSE. Em abril, o ministro pediu vista do processo que definirá se o PSD tem direito a verbas maiores do fundo partidário. Na ocasião, três dos sete ministros da corte já tinham votado – dois a favor da liberação do dinheiro e um contra.

Toffoli tem 44 anos e tomou posse como ministro do STF em 2009. Indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocupava antes o cargo de advogado-geral da União.

Edição: Fábio Massalli