Fórum sobre desenvolvimento social reunirá em Brasília representantes de 30 países

29/05/2012 - 12h32

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Palestrantes do Brasil e de mais 29 países vão discutir, durante os três dias do 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, alternativas para combater a miséria e a fome. O encontro começa hoje (29), em Brasília (29), com a participação dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Também estarão presentes na abertura a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas, Helen Clark, e o secretário-geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Gonzalo Robles.

A presidenta Dilma Rousseff deve participar amanhã (30) do encontro, para entregar o prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio Brasil.

Um dos primeiros a discursar hoje será o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Belluzzo abordará os desafios dos países em desenvolvimento.

Ainda hoje a ex-ministra de Planejamento do Chile Clarisa Hardy vai falar sobre o tema Tributação para Políticas Sociais de Superação da Pobreza e das Desigualdades. Para os próximos dias, são esperados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve fazer uma palestra amanhã à tarde, e autoridades da América Latina e da África.

Edição: Juliana Andrade