Estudantes do Rio recebem gibis que explicam atribuições do Ministério Público

29/05/2012 - 13h58

Da Agência Brasil

 
Rio de Janeiro – Os personagens da Turma da Mônica ajudarão estudantes do Rio de Janeiro a entender o papel e as atribuições do Ministério Público. Meninos e meninas de 9 a 15 anos são o alvo da iniciativa - uma parceria entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretária Estadual de Educação - que pretende distribuir 1 milhão de gibis nas escolas estaduais e particulares.

O lançamento da iniciativa ocorreu na manhã de hoje (29) no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, zona sul da capital fluminense, com uma aula inaugural ministrada pelo procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes. As histórias da revista mostram aos alunos que o Ministério Público é um defensor dos interesses sociais e coletivos. O gibi destaca questões referentes ao meio ambiente e à defesa do consumidor, além de explicar como o cidadão pode fazer denúncias ao Ministério Público.
 
Para Cláudio Lopes, mostrar para crianças e adolescentes, por meio de quadrinhos, o papel exercido pelo Ministério Público cria a possibilidade de que esse conhecimento seja replicado a outras pessoas. “A ideia que se tem é que cada exemplar possa se multiplicar por três ou quatro. A mãe e o pai, independentemente do grau de escolaridade, ou qualquer pessoa com uma linguagem mais simples vai poder ler e conhecer a atuação do Ministério Público”, explicou.
 
O aluno do 3º ano do ensino médio Victor Rodrigues elogiou a iniciativa e a linguagem lúdica do gibi. “Eu gostei da ideia de usarem os quadrinhos, é uma coisa que os jovens vão gostar e apoiar”, disse.

 

 

Edição: Lílian Beraldo