Desafio na América Latina é melhorar transporte urbano, dizem especialistas

29/05/2012 - 8h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As dificuldades relativas ao transporte urbano estão presentes na maioria dos países da América Latina, segundo conclusão de um fórum de especialistas na Cidade do Panamá, capital panamenha.  A organização não governamental (ONG) Observatório da Mobilidade Urbana (OMU), que analisa as características do transporte e as áreas urbanas, diz que diariamente são feitas 214 milhões de viagens nas principais cidades da região, sendo que 43% das pessoas utilizam algum tipo de transporte urbano e 28% fazem os percursos a pé.

O fórum reúne especialistas do Brasil, México, Peru, da Colômbia e do Panamá. O encontro denominado Mobilidade e Desenvolvimento Urbano é promovido pela Corporação Andina de Fomento (CAF) e pelo governo do Panamá.

A especialista brasileira Adriana Lobo, do Centro de Transporte Sustentável (CTS), uma ONG com sede no México e filiais na América e Ásia, disse que o problema do transporte coletivo é “mais complicado” nas maiores cidades. Ela citou como exemplos a Cidade do México e São Paulo.

"Sem dúvida, um dos desafios das cidades modernas é permitir que as suas populações se movimentem de uma maneira que seja relativamente rápida e com baixo impacto tanto em termos ambientais, quanto para sua vida”, disse Adriana Lobo.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto