PF vistoria Ministério da Fazenda para avaliar danos causados por invasão

23/05/2012 - 13h20

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Agentes e peritos da Polícia Federal (PF) fazem neste momento uma vistoria na portaria principal do Ministério da Fazenda. O prédio foi invadido na manhã de hoje (23) por agricultores ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), que reivindicam mais recursos para a reforma agrária. Eles já deixaram o ministério, mas permanecem em frente ao prédio.

Os policiais federais colhem impressões digitais e tiram fotos do local. O objetivo da PF é avaliar os danos ao patrimônio público durante o protesto. Trabalhadores rurais quebraram vidraças para entrar no prédio, por volta das 6h.

Eles decidiram deixar o ministério depois que conseguiram uma reunião com o secretário executivo da pasta, Nelson Barbosa. O encontro ainda não terminou.

Antes da reunião, a coordenadora-geral da Fetraf disse que o governo não deve olhar só para indústria, ao comentar os incentivos para os setores automotivos e de bens de capital anunciados esta semana. “Nosso setor também é importante para a economia brasileira, porque nós produzimos alimentos e também podemos acabar com a miséria no país”, destacou, em entrevista à Agência Brasil.

A mobilização ocorreu simultaneamente em vários estados, segundo a coordenadora-geral, com o objetivo de "destravar a pauta de reivindicações" do movimento, encaminhada ao governo federal em abril.

Edição: Juliana Andrade