Líderes da União Europeia se reúnem em busca de acordo sobre incentivo ao crescimento econômico

23/05/2012 - 11h05

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A reunião extraordinária dos líderes da União Europeia (UE) hoje (23), em Bruxelas, na Bélgica, marca a estreia do presidente da França, François Hollande, em um encontro do bloco. O objetivo da reunião é discutir medidas de incentivo ao crescimento econômico na região, assim como alternativas em torno do agravamento da situação da Grécia e na Espanha, além da possibilidade de criar uma taxa sobre as transações financeiras.

Hollande insiste na proposta de emissão de eurobonds, os títulos de dívida europeia, mas a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, avisou que é contra a medida. A reunião ocorrerá à noite e haverá ainda um jantar.

Na carta enviada aos líderes, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que o objetivo do encontro é “preparar politicamente” o caminho para as decisões de estímulo ao crescimento e emprego, que serão definidas nos dias 28 e 29 de junho, na Cúpula da União Europeia.

Analistas políticos esperam que os líderes apresentem um acordo sobre o aumento de capital do Banco Europeu de Investimento, assim como o compromisso alcançado na véspera entre o conselho e Parlamento Europeu em torno das linhas gerais dos chamados project bonds - obrigações direcionadas para projetos específicos.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade