Aldo Rebelo diz que governo trabalha para melhorar mobilidade urbana em São Paulo

22/05/2012 - 17h55

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, declarou hoje (22) que as três esferas de governo estão trabalhando para reduzir as falhas nos transportes de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. “Estamos trabalhando para ampliar a eficiência. Todas as obras de mobilidade urbana são para dar a São Paulo eficiência, mobilidade e qualidade maior no transporte para a cidade e para os turistas nacionais e estrangeiros”.

Rebelo disse, após visitar as obras do estádio do Corinthians, o Itaquerão, sede da abertura da Copa, que problemas com transporte urbano ocorrem em todo o mundo e citou cidades como Paris, Londres, Tóquio, Pequim e Buenos Aires.

O ministro ressaltou, no entanto, que os problemas relacionados às obras de mobilidade urbana têm sido enfrentados de modo a antecipar as soluções. “Isso está dentro de uma matriz de responsabilidade que é atualizada periodicamente. Aquilo que estiver compatível com o prazo de entrega antes da Copa será mantido e o que não estiver nós tiramos da matriz de responsabilidade”.

Rebelo lembrou também dos investimentos feitos na área de telecomunicações para o torneio. “Claro que temos problemas na transmissão de dados e uso de telefone celular, mas estamos trabalhando para corrigir. Até 2014 vamos ter as 12 cidades da Copa com banda larga 4G e eficiência quase que 100%”.

O ministro disse depois de fazer a inspeção das obras do estádio, que está confiante na entrega dentro do prazo. "Estou satisfeito. A empresa responsável pela construção tem absoluto controle com relação à matéria-prima, ao pré-moldado, à cobertura. Tem uma parte do material já estocado, outra com o fornecimento em curso. Então acho que não há por que considerar qualquer risco com relação a esse cronograma”.

Rebelo falou ainda que o governo trabalha com a ideia de que todos os estádios estejam prontos para a Copa das Confederações, que ocorre no ano que vem.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que acompanhou Rebelo na vistoria, disse que a Federação Internacional de Furebol (Fifa) exige que o transporte público seja de no mínimo 50 mil pessoas por hora por sentido. “O governo do estado de São Paulo, com o investimento que faz na sua rede de metrô e trens, vai fazer com que a capacidade seja o dobro do que exige a Fifa”.

Na vistoria, ministro e prefeito verificaram que foram concluídas 35% das obras do estádio. A empresa responsável disse que até o final do ano 60% das obras terão sido concluídas.
 

Edição: Rivadavia Severo