CNI fará parceria com Anvisa para aperfeiçoar implantação de normas de vigilância sanitária na área industrial

21/05/2012 - 22h00

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai assinar em junho, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acordo visando ao trabalho conjunto para o aperfeiçoamento do cumprimento de regras na área da vigilância sanitária. Em entrevista hoje (21), à Rádio Nacional, a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, disse que a parceria vai ajudar na análise de impactos de novas normas adotadas pelos setores ligados à CNI.

Ela considera que a regulação "é importante para acompanhamento da qualidade e da competitividade na indústria visando aos impactos de normas sobre as estruturas de produção". “O tempo que leva para a avaliação de novos produtos e a prioridade da inovação para a sustentabilidade da indústria no mundo globalizado é um ponto que tem que ser considerado quando se fala em regulação", completou.

A CNI já está trabalhando ao lado de outras agências reguladoras em torno da questão, focando as demandas e preocupações do setor produtivo quanto à regulação. "Preocupa-nos que a regulação fique descolada da realidade da ponta, do impacto sobre as estruturas da produção local. Temos que atentar para o que é factível em termos de regulação, em quanto tempo devem ser atendidas as exigências, para que a relação do órgão fiscalizador e o fiscalizado seja menos repressiva e mais educativa", disse a diretora.

A regulação na área da vigilância sanitária é objeto de constante aperfeiçoamento em todos os grandes países. Na última sexta-feira (18), o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, participou em Genebra, na Suiça, de seminário que tratou da regulação sanitária no mundo e aperfeiçoamento do intercâmbio entre agências reguladoras. Participaram delegações de 50 países.

A Anvisa dispõe de banco de dados que permite ao público consultar, pela internet, informações sobre produtos de saúde, alimentos, remédios, saneantes, cosméticos e outros.

Edição: Lana Cristina