Uma em cada 12 pessoas no mundo sofre de obesidade e está com a saúde ameaçada

16/05/2012 - 12h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Uma em cada 12 pessoas corre o risco de sofrer infartos, de ter doenças cardíacas e câncer devido à obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), vinculada às Nações Unidas. O estudo, avaliando o modo de vida em 194 países, mostra que a hipertensão e o sobrepeso crescem conforme o aumento de ingestão de gordura, açúcar e sal, assim como a redução de exercícios físicos. A conclusão deve ser divulgada ainda hoje (16).

De acordo com a OMS, a situação de sobrepeso e a obesidade são definidas quando há um acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, pondo em risco a saúde da pessoa.

Os especialistas ressaltam que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para a saúde, pois podem acarretar uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Em geral, o sobrepeso e a obesidade são considerados um problema apenas em países de alta renda. Há, ainda, informações de que os casos de sobrepeso e obesidade têm aumentado nos países em desenvolvimento.

 


*Com informações da BBC Brasil    //   Edição: Lílian Beraldo