Defesa Civil de Teresópolis faz teste em Sistema de Alerta e Alarme de chuvas para evitar falhas

16/05/2012 - 14h16

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, município da região serrana do Rio de Janeiro, fez hoje (16) um simulado para avaliar o funcionamento das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, criado para prevenir desastres provocados por chuvas fortes. De acordo com o subsecretário municipal de Defesa Civil, André de Mello, esse foi o terceiro simulado e, a partir de agora, os testes no sistema serão feitos no décimo dia de cada mês. Ao final de cada exercício, será elaborado um relatório a ser entregue à Defesa Civil do estado.

O objetivo dos testes é garantir que os equipamentos não falhem, como aconteceu em abril deste ano, quando metade do sistema não funcionou.

Os dispositivos sonoros, instalados em 12 comunidades do município, foram testados simultaneamente hoje. Agentes da Defesa Civil estadual também participaram da atividade dando orientações técnicas. Apesar da grande mobilização na região, os moradores não precisaram deixar suas residências.

De acordo com o subsecretário municipal de Defesa Civil, André de Mello, o simulado serviu ainda para testar o acionamento das sirenes, que têm dois tipos de mecanismo, um remoto, ligado a computadores, e um manual, disparado por agentes da Defesa Civil da cidade.
 

Edição: Juliana Andrade