CAU-RJ conclui vistoria e constata bom estado de conservação de sobrados do centro histórico do Rio

16/05/2012 - 18h54

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Integrantes de um conjunto arquitetônico da segunda metade do século 19, os cerca de 80 antigos sobrados da Rua do Lavradio, no centro histórico do Rio, se encontram em bom estado de manutenção. A afirmação é do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Sydnei Menezes, que concluiu hoje (16) um trabalho de vistoria na área.

A vistoria começou ontem (15), logo após o desabamento de um sobrado na esquina das ruas da Relação e Lavradio. O relatório sobre a inspeção será encaminhado pelo CAU à prefeitura do Rio e aos órgãos que cuidam do patrimônio histórico da cidade.

“Vistoriamos todo o trecho entre a Avenida Mem de Sá e a Rua Visconde do Rio Branco para verificar o estado de conservação desses prédios. Constatamos a existência de cinco obras em pleno andamento, mas, de fato, nessa área, o prédio que estava em avançado estado de deterioração era o que desabou”, disse Menezes. "Esse casarão já não tinha mais o telhado, que é a primeira peça de uma estrutura arquitetônica a ficar comprometida pelo abandono. Os cupins destroem a madeira que sustenta o telhado e este desaba”, acrescentou.

O presidente do CAU-RJ defendeu a instituição de instrumentos punitivos para obrigar os proprietários a não deixarem os imóveis antigos, tombados ou não pelo patrimônio histórico, no abandono. “As iniciativas hoje existentes, de estimulo à preservação de prédios tombados por meio da isenção do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] estão demonstrando a sua ineficácia. Por isso, é preciso se pensar em instrumentos, como o IPTU progressivo, que, no caso dos imóveis abandonados, vai progressivamente, como o próprio nome indica, aumentando a sua alíquota, até chegar ao ponto de o proprietário perder o imóvel para a prefeitura, que, aí, poderá colocá-lo em leilão”, sugeriu Menezes.

O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, anunciou que a prefeitura vai publicar, nos próximos dias, um decreto com medidas para regulamentar os imóveis antigos da cidade. Segundo o secretário, farão parte dessas medidas “o aumento do poder de fiscalização por parte da prefeitura e de exigência de manutenção dos imóveis pelos proprietários, incluindo punições aos que não fizerem isso”.

Menezes considerou o conjunto de medidas anunciado pela prefeitura “altamente positivo”. Ele lembra que as edificações antigas do centro histórico do Rio, abandonadas e com sua estrutura em estado de deterioração em geral, pertencem a ordens religiosas ou são alvo de disputas judiciais por questões de herança.

Polo cultural e gastronômico, os sobrados da Rua do Lavradio abrigam lojas de móveis de época, antiquários, restaurantes, bares e casas de shows. No primeiro sábado de cada mês, é realizada no local a Feira Rio Antigo, que atrai milhares de cariocas e turistas interessados nos objetos de decoração vendidos nas lojas e em barracas ao longo da rua.


Edição: Lana Cristina