CPMI do Cachoeira pede informações por escrito a Gurgel

15/05/2012 - 18h13

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira decidiu hoje (15) pedir informações por escrito ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a atuação do Ministério Público após o recebimento dos inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo. As duas operações investigaram a suposta organização criminosa, comandada pelo empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, suspeito de envolvimento com jogos ilegais.

Muitos deputados e senadores suspeitam que o procurador, e sua mulher, a subprocuradora Cláudia Sampaio, demoraram para apresentar denúncias no processo que investiga Cachoeira e suas ligações com políticos, inclusive com o senador Demóstenes Torres (sem partido - GO).

No início do trabalho da CPMI, o procurador se negou a comparecer para prestar depoimento. A opção de substituir a convocação do procurador por um pedido de informações foi apresentada pelo relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG).

O requerimento de Odair Cunha lista cinco perguntas a serem feitas ao procurador : em que circunstâncias chegaram os autos da Operação Vegas à Procuradoria-Geral da República (PGR)? Quando os dados chegaram? Quais as providências adotadas por Gurgel diante dos indícios levantados pela PF? Em que data e em quais circunstâncias a PGR teve conhecimento da Operação Monte Carlo? E quais providências foram tomadas em relação à Operação Monte Carlo?

O relator informou que caso as informações não sejam prestadas ou não sejam suficientes, nada impede que o requerimento de convocação do procurador Roberto Gurgel seja votado na próxima semana pela CPMI.

Edição: Fábio Massalli