União Europeia se compromete a colaborar com a segurança no Afeganistão

14/05/2012 - 12h37

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A União Europeia se comprometeu hoje (14) a apoiar por meio de uma missão a formação de um quadro de segurança no Afeganistão até o fim de 2014. Em reunião, em Bruxelas, os ministros das Relações Exteriores dos 27 países que compõem o bloco definiram ainda que vão manter o apoio às forças afegãs, depois da retirada das tropas internacionais, prevista para o final de 2014.

Em comunicado conjunto, os ministros disseram que uma missão, designada pela União Europeia, irá colaborar no planejamento das atividades de segurança no Afeganistão. “[O objetivo] é dar um enfoque nas tarefas civis contribuindo para a manutenção da ordem justa e imparcial essencial à promoção dos direitos humanos, em especial das mulheres e das crianças”, diz o texto.

O clima de instabilidade ainda existe no Afeganistão que, em 1996, foi tomado pelas chamadas forças talibãs que reivindicaram o poder e passaram a controlar a capital do país, Cabul. O atual presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, foi escolhido pelo governo dos Estados Unidos para dirigir um governo interino, após a queda dos Talibã.

Em 2005 houve eleições no Afeganistão - pela primeira vez desde 1969. Mais de 10 milhões de afegãos se inscreveram para votar em um pleito cercado por denúncias de fraudes. Karzai obteve 55,4% dos votos e foi empossado como presidente em dezembro do mesmo ano.

O atual governo afegão conta com integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e de diferentes regiões e grupos étnicos nomeados pela Loya jirga (conselho ligado às antigas tradições afegãs). A retirada das tropas do Afeganistão é o principal tema da Cúpula da Otan, nos dias 20 e 21, em Washington, sob comando do presidente norte-americano, Barack Obama.

 

 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo