Mantega reafirma que governo não vai intervir no câmbio e dólar ultrapassa barreira dos R$ 2

14/05/2012 - 16h02

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A desvalorização do real “não preocupa” o governo brasileiro, que “nunca estabeleceu e nem vai estabelecer” um parâmetro de preço para o dólar. “O dólar é flutuante ele vai flutuar de acordo com o mercado”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A moeda norte-americana abriu hoje (14) em alta. No início da tarde, o dólar ultrapassou a barreira dos R$ 2,00.

Mantega preferiu olhar a valorização da moeda norte-americana pela ótica das exportações, lembrando os efeitos benéficos da desvalorização cambial para a indústria do país. “O dólar alto beneficia a economia brasileira, porque dá mais competitividade para os produtos. Significa que a indústria brasileira pode competir melhor com os produtos importados, que ficam mais caros, e pode exportar mais barato, portanto, não preocupa.”

A alta do dólar é atribuída à crise econômica que atinge a zona do euro, em especial, à situação da Grécia. O país enfrenta uma grave crise fiscal, aliada à instabilidade política. Desde as eleições parlamentares do início do mês, quando nenhum partido conseguiu maioria, o governo grego não consegue formar um governo. Ontem (13), o presidente da Grécia, Carolos Papoulias, e os líderes dos três principais partidos do país fracassaram em mais uma tentativa de montar um governo de coalizão. Diante da situaçãogrega, analistas já cogitam a hipótese de a Grécia deixar o grupo de países que adotou o euro como moeda única.

Edição: Vinicius Doria