Novos postos de emissão de vistos para os Estados Unidos já atenderam a mais de 11 mil pessoas

11/05/2012 - 16h35

Da Agência Brasil

São Paulo - Os seis novos centros de solicitação de visto para os Estados Unidos (EUA), que começaram a funcionar no início da semana, atenderam até ontem (10) a mais de 11 mil pessoas, segundo balanço do consulado daquele país. As cidades de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Brasília receberam uma unidade cada. Em São Paulo, foram abertos dois postos que, em apenas quatro dias, fizeram mais de 7 mil atendimentos.

As novas unidades foram criadas para diminuir o tempo de espera e as filas que os brasileiros tinham que enfrentar para conseguir autorização de entrada nos EUA. Porém, um dos postos visitados nesta sexta-feira (11) pela Agência Brasil, no Alto de Pinheiros (bairro da zona oeste da capital), motivou muitas reclamações de pessoas que moram em outras cidades e precisam se dirigir à capital paulista para cumprir as etapas de retirada do visto.

Antes, o processo de obtenção de visto demorava, em média, 52 dias e era feito em uma única ida ao consulado. No novo sistema, o interessado precisa cumprir duas etapas. Primeiro, é preciso agendar pela internet o dia de entrega, no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), dos documentos exigidos. Neste mesmo dia, são tiradas as fotos e colhidas as impressões digitais do viajante. Só então será marcada a data da entrevista, cujo prazo de espera varia de um a oito dias. Se não houver nenhum problema, o passaporte com o visto é enviado ao solicitante em, no máximo, 32 dias.

Para a estudante Juliana Sousa, o sistema anterior era mais prático. Ela mora em Campinas, distante 100 quilômetros (km) da capital, e foi atendida na manhã de hoje em Pinheiros. Segundo Juliana, a entrevista no consulado foi marcada para a próxima segunda-feira (14). “Vou ter que viajar de novo para a entrevista. São dois gastos, além de dois dias perdidos. O atendimento aqui foi muito rápido, mas preferia esperar o dia todo e resolver tudo de uma vez”, disse a estudante.

Por volta das 10h30, as pessoas que estavam na fila do posto esperavam cerca de 20 minutos para ser atendidas. Porém, quem tinha horário marcado, mesmo que chegasse mais cedo, era obrigado a esperar. “Marquei para as 11h30. Eles não passam ninguém na frente”, disse o analista de sistemas Ronaldo Barreiro, que mora em Guarulhos, na região metropolitana da capital. Ele também preferia fazer tudo em um único dia. “São dois dias de trabalho que vão ficar atrapalhados. [O posto do consulado] é longe e tem muito trânsito para vir”.

Já para Natália de Melo, que é profissional de marketing e mora em São Paulo, o novo sistema é melhor. “Fui atendida rapidamente. Eu acho que, dessa forma, está mais rápido até para agendar a entrevista no consulado, porque antes demorava muito”.

A porta-voz do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Katherine Caro, explica que, pensando nessas pessoas que precisam vir de outras cidades, foi programada a abertura do Casv aos domingos. “Decidimos abrir aos domingos porque, assim, existe a possibilidade de as pessoas que vem de fora serem atendidas no centro [Casv] no domingo e no consulado [para a entrevista] na segunda-feira, perdendo apenas um dia de trabalho”. Mas, ainda segundo Katherine, não existe uma garantia do agendamento da entrevista para o dia seguinte. “Vai depender de haver horário disponível”.

Edição: Vinicius Doria