Paraíba decreta estado de emergência em 170 municípios

08/05/2012 - 21h26

Da Agência Brasil

Brasília - O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, decretou hoje (8) estado de emergência em 170 municípios. O número corresponde a 76% das 223 cidades paraibanas. A medida, que foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, também objetiva apoiar aos agricultores que tiveram suas plantações perdidas devido à seca e apressar a liberação de recursos federais.

O decreto prevê dispensa licitação de contratos para aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, como locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário atingido pela seca.

Segundo dados do governo estadual, mais de 2,6 milhões de paraibanos já foram afetados pela seca. Em abril, o governo federal anunciou apoio aos estados nordestinos para promover ações que minimizem os efeitos da estiagem, como a construção de cisternas, barreiros e sistemas simplificados de água.

Amanhã, o governador desembarca em Brasília para um encontro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Em audiência, serão discutidas as ações de combate aos efeitos da estiagem e a adoção de um conjunto de ações na área de infraestrutura que resolvam de forma definitiva os problemas ocasionados pela seca.

 

Edição: Rivadavia Severo