Cinco acusados do sequestro e morte do prefeito Celso Daniel vão a julgamento na quinta-feira

08/05/2012 - 19h02

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Cinco acusados de participação na morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002, vão ser julgados a partir das 9h30 de quinta-feira (10) no Fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, a sessão de julgamento será presidida pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov. Serão julgados Itamar Messias dos Santos Filho, Ivan Rodrigues da Silva, conhecido como Monstro, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o Bozinho, José Edison da Silva e Elcyd Oliveira Brito, o John.

O empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, é também réu no processo e responde em liberdade, beneficiado por um habeas corpus. Sombra, no entanto, não estará no julgamento de quinta-feira, já que o seu processo foi desvinculado dos demais. Ele entrou com recurso no Tribunal de Justiça para não responder por participação no crime, mas a sentença de pronúncia foi confirmada pelos desembargadores. O juiz aguarda apenas o retorno do processo ao tribunal para marcar a data de seu julgamento.

Passados dez anos do crime, Marcos Roberto Bispo dos Santos foi o único condenado até agora. Em novembro de 2010, Santos foi sentenciado a 18 anos de prisão.

Celso Daniel foi sequestrado no dia 18 de janeiro de 2002, quando saía de um jantar com amigo Sombra, que não foi levado pelos bandidos. O prefeito ficou em um cativeiro, em Juquitiba, próximo à Rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao Sul do país, mas dois dias depois foi executado a tiros.

Em abril do mesmo ano, a Delegacia da Divisão de Homicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito. De acordo com a investigação, Celso Daniel foi sequestrado por engano, pois o alvo do sequestro seria outra pessoa. Mas, ao perceber o erro, o chefe da quadrilha ordenou a sua libertação. No entanto, um integrante do grupo teria entendido a ordem de forma equivocada e mandou um menor matar o prefeito.

Para o Ministério Público Estadual, que pediu a reabertura do inquérito, a morte teve outra motivação. Os seis acusados foram contratados por Sombra para matar Celso Daniel . De acordo com o órgão, o empresário integrava um esquema de corrupção na prefeitura de Santo André, e que foi descoberto pelo prefeito.

 

Edição: Aécio Amado