Cariocas estão quitando dívidas para fazer compras do Dia das Mães, avalia CDL-Rio

08/05/2012 - 18h10

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro apresentou crescimento de 4,2% na quitação de dívidas em abril, com relação ao mesmo mês do ano passado. Já as consultas (item que indica o movimento do comércio) cresceram 4,7%.  É o quarto mês consecutivo de resultado positivo. Os dados são de pesquisa divulgada hoje (8) pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). 

"Atualmente, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio depois do Natal, porque todos fazem questão de presentear a mãe. Então, as pessoas planejam saldar as dívidas anteriores para fazer novos créditos. Isso é uma preocupação bastante salutar do consumidor", explica o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

A pesquisa do CDL informa ainda que, no acumulado de janeiro a abril, as dívidas quitadas e as consultas aumentaram, respectivamente, 6,1% e 3%, se comparadas ao mesmo período do ano passado. Já na comparação de abril com o mês de março deste ano, as dívidas pagas cresceram 0,3%, porém as consultas diminuíram 4,8%. 

O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, explicou que esse crescimento pode ser atribuído ao bom momento em que vive a economia da cidade. De acordo com ele, a ascensão das classes D e E contribui para o aumento do poder aquisitivo, somado aos baixos índices de desemprego registrados.

"As pessoas quitam as dívidas e participam do consumo de venda a crédito, ou seja, o nome delas fica limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Isso é bom tanto para a pessoa que quitou a dívida como para a empresa que vai poder vender, movimentando a economia como um todo", disse.

Ainda segundo o presidente do CDL-Rio, a maioria das pessoas tem o nome inscrito no cadastro negativo não por desonestidade, mas em virtude de algum incidente em sua vida, seja por perda do emprego, por doença ou por morte na família. 

A pesquisa mostra ainda que a inadimplência aumentou 1,8% em relação a abril do ano passado. Além disso, no acumulado dos quatro meses deste ano, as dívidas aumentaram 2% no mesmo período de 2011. Ao comparar abril com março, ela cresceu 5,3%. 

Já com relação ao Dias das Mães, que será comemorado no próximo domingo (13), Aldo Gonçalves acredita que o comércio vai aumentar em 10% as vendas das mercadorias. Ele informa que os produtos mais vendidos nessa época são peças de vestuário, bijuterias e assessórios, entre outros.  

Com relação à movimentação de cheques, o LIG Cheque, registro de cadastro do Clube dos Diretores Lojistas para consulta dos comerciantes sobre cheques recebidos, informa que as dívidas quitadas aumentaram 5,1% em abril e as consultas diminuíram 6% em relação ao mesmo período de 2011. Porém, no acumulado dos quatro meses deste ano, as dívidas quitadas e as consultas caíram 1,2% e 4,8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Já a inadimplência aumentou 12,1%.

Edição: Davi Oliveira