Paraná quer vacinar 1,3 milhão de pessoas contra a gripe durante campanha

05/05/2012 - 11h02

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – No Paraná, a meta é vacinar 1,3 milhão de pessoas contra a gripe durante a campanha nacional que será realizada de hoje (5) a 25 de maio. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Sezifredo Paz, esse total corresponde a 80% do 1,6 milhão de paranaenses que são público-alvo. Estão no grupo gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde.

A partir deste sábado, 2 mil unidades de saúde terão a vacina à disposição. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios. O superintendente lembra que a vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus Influenza.

Desde 2011, a Secretaria da Saúde do Paraná faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.

Os estados da Região Sul foram responsáveis por parcela significativa dos casos da influenza A (H1N1) – gripe suína e das mortes provocadas pela doença no país em 2009, quando o Brasil registrou a primeira pandemia dessa gripe.

Edição: Juliana Andrade