SDH e representantes de jornalistas discutem medidas para inibir violência contra profissionais da comunicação

03/05/2012 - 22h09

Da Agência Brasil

Brasília – Representantes de associações e sindicatos de jornalistas se reuniram nesta quinta-feira (03) com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, para discutir ações que combatam o aumento da violência contra jornalistas e profissionais da comunicação. Dentre as ações acertadas pelo grupo está a criação de um comitê para acompanhar as investigações de crimes cometidos contra jornalistas.
 
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, a ausência de responsabilização penal dos autores desses crimes tem contribuído para o aumento da violência. “A reunião de hoje abriu o caminho para definição de medidas que menos exposta a risco a atividade profissional do jornalista”, disse.

Para Azedo, raros são os casos de identificação e responsabilização dos mandantes de crimes contra profissionais da comunicação. “Não temos registro de casos em que os autores tenham sido responsabilizados”, disse.

A ministra Maria do Rosário afirmou que vai pedir um maior esforço dos governadores estaduais para que as investigações sejam aprofundadas e, dessa forma, criem condições para a descoberta dos responsáveis pelos crimes.

O presidente da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), Renato Rovai, comentou os riscos a que estão submetidos os comunicadores que atuam em blogs. Segundo ele, esses profissionais estão mais vulneráveis porque não desfrutam de estrutura legal de uma empresa de comunicação. “O blogueiro muitas vezes trabalha sozinho, em um canto, brigando contra o poder. A coisa fica mais difícil para ele”, disse.

Edição: José Romildo.