Nova linha de crédito irá oferecer empréstimos para evitar abandono de pesquisas

03/05/2012 - 18h08

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Órgão ligado o Ministério de Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) , a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou hoje (3) a linha de crédito Conta Inova Brasil, que irá oferecer empréstimos a juros subsidiados para que pesquisas não sejam abandonadas ou interrompidas por falta de recursos. O crédito irá para empresas investem em inovação tecnológica.

"Entre um grupo seleto de cerca 6 mil empresas que investem em inovação, com raras exceções, há um comportamento instável: investem um ano, não investem no seguinte, ou investem pouco. O processo é marcado por uma descontinuidade que acarreta perdas para as empresas, a economia e a geração de tecnologia no país", explicou o presidente da Finep, Glauco Arbix.

Segundo a Finep, não existe teto para a nova modalidade de financiamento e o volume dos empréstimos dependerá de cada projeto. O montante total destinado à linha de crédito, que ainda não foi divulgado, vai variar de acordo com a demanda dos empresários.

"É uma espécie de 'cheque especial'", disse Arbix.

Dentro da Conta Inova Brasil, haverá ainda a possibilidade de o aporte ser ampliado 35% em relação ao valor inicialmente contratado. A ampliação, no entanto, será condicionada a metas como aumentar 10% da qualificação de pessoal e contratar pequenas empresas de base tecnológica, universidades ou institutos de pesquisa como fornecedores.

A financiadora tem como fonte inicial R$ 3 bilhões que serão repassados ainda neste ano por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Edição: Carolina Sarres