Cerca de 2,2 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IRPF

30/04/2012 - 12h09

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Balanço da Receita Federal aponta que até as 10h de hoje (30), último dia do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 2,237 milhões de contribuintes (9% do total estimado) ainda não haviam acertado as contas com o Fisco. Até o momento, 22,763 milhões de declarações foram entregues. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o maior volume de entrega deve ser registrado à tarde das 14 às 18h,

“Com base nos outros anos, esse horário tem uma grande demanda. Acho, no entanto, que durante todo o dia teremos um volume muito grande de entregas. Mas a Receita está preparada para receber todas as declarações que faltam até o prazo”, disse.

O contribuinte que perder o prazo só poderá enviar a declaração a partir das 8h do dia 2 de maio quando receberá a notificação da multa pelo atraso. O contribuinte tem até as 23h59min59s (horário de Brasília) para fazer a entrega pela internet. Se optar por entregar a declaração em disquete de computador deve ir a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil dentro do horário de atendimento bancário. A multa mínima por atraso na entrega da declaração é R$ 165,74.

Após o prazo, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível (pen drive, disquete, disco rígido externo etc) nas unidades de atendimento da Receita Federal

O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço.

Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais frequentes.

 

 

Edição: Lílian Beraldo