Entrada de água em uma das pernas de sustentação causou adernamento de plataforma na Baía de Guanabara

29/04/2012 - 15h51

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A inclinação da plataforma Artic 1, da empresa Transocean, fundeada na Baía de Guanabara, foi causada pela entrada de água em uma das pernas de sustentação da unidade, de acordo com nota divulgada pela Capitania dos Portos com base em informação da empresa.

A Capitania dos Portos tomou conhecimento do problema com a plataforma por volta das 23h de ontem (28). Segundo anota, a embarcação adernou cerca de 3 graus e os cerca de 100 funcionários que estavam na plataforma tiveram que abandonar a unidade.

A Transocean informou que a entrada de água em um das das pernas de sustentação “não causou poluição hídrica” e não coloca em risco a navegação na baía. A nota também diz que nenhum funcionário ficou ferido.

De acordo com a empresa, a entrada de água na base afetada já foi “controlada” e que a plataforma está estabilizada. Uma equipe da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro continua no local onde a unidade está fundeada “acompanhando o retorno da Artic 1 à sua posição original”.

Uma das maiores e mais importante empresa de perfuração de poços em atividades offshore (alto-mar) do mundo, a Transocean tem a maioria de suas operações no Brasil ligada à petroleira norte-americana Chevron.

Ambas foram responsáveis, em novembro do ano passado, pelo vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro, provocando o derramamento de 2,4 mil barris de óleo cru no mar da região.

 

Edição: Aécio Amado