Assaltantes roubam carro com material radioativo em seu interior

29/04/2012 - 17h11

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A polícia fluminense continua procurando por um carro da empresa Arcteste Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial com uma cápsula de material radioativo em seu interior. O veículo foi roubado na Via Dutra, rodovia que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, na altura da Pavuna, bairro da zona norte da capital fluminense, na noite de ontem (28).

De acordo com a Arctese, a cápsula contém Selênio 75, material radioativo usado para fazer raio X de soldas industriais. Apesar de a cápsula ter um dispositivo de segurança que impede a sua abertura, há risco de ser rompido. O Selênio 75 é considerado um elemento de alto risco ambiental e para a saúde.

Representantes da Arcteste informaram à polícia que o veículo, um Renault Logan, placa de Paulínea, São Paulo, (ENX 3304), está com identificação da empresa e adesivo informando o transporte de material radioativo.

O roubo foi registrado na 59º Delegacia de Polícia e comunicado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), à Polícia Federal e à Defesa Civil estadual.

O roubou da carga de Selênio 75 traz de volta a lembrança do corrido em Goiânia, em 1987, quando uma capsula com Césio 137, utilizado em equipamentos médicos, foi encontrada por dois catadores de material reciclável em um centro hospitalar desativado.

A liberação do produto causou o maior acidente radioativo já registrado no país. Ele causou a morte de quatro pessoas, além de ter deixado dezenas de feridos graves.

 

Edição: Aécio Amado