Exposição em SP conta história das pessoas com deficiência

28/04/2012 - 17h05

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência no país é o tema da exposição itinerante promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República. A mostra está sendo apresentada no Memorial da Inclusão, em São Paulo. A exposição Para Todos – O Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil é gratuita e ocorre até o dia 9 de maio.

De forma lúdica e educativa, a exposição pretende mostrar como as pessoas com deficiência se organizaram e reivindicaram seus direitos ao longo dos anos. “O objetivo da exposição é divulgar a história de luta do movimento social da pessoa com deficiência”, destacou Elza Ambrósio, curadora do Memorial da Inclusão.

O passeio pela exposição é feito por meio de uma linha do tempo que começa na antiguidade, mostrando, por exemplo, o registro mais antigo de uma pessoa com deficiência, apresentado na obra Estela de Rama, datada de 1.250 a.C. (antes de Cristo). Na obra, um porteiro do templo faraônico de Astarte é desenhado apoiando-se em um bastão e com uma anomalia na perna esquerda.

Os visitantes descobrem, no decorrer da visita, que a primeira cadeira de rodas foi construída em 1595, que o sistema braille foi criado em 1825 e que, em 1981, foi decretado o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência. “A exposição traça, em paralelo, o momento da história e o movimento de luta da pessoa com deficiência”, explicou a curadora do memorial. A exposição conta com todos os recursos de acessibilidade e é interativa. “A exposição é completamente acessível, com piso tátil, audiodescrição, fones, braille e relevos”, completou.

Segundo a secretaria, a exposição também deverá passar por Florianópolis, pelo Rio de Janeiro, por Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.

O Memorial da Inclusão foi inaugurado em 3 de dezembro de 2009 e reúne fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens e às iniciativas que viabilizam oportunidades e conquistas às pessoas com deficiência. Mais informações sobre O Memorial da Inclusão estão disponíveis no site www.memorialdainclusao.sp.gov.br.

Edição: Talita Cavalcante