Corrida em reserva ecológica de Brasília reúne atletas e amantes da natureza

28/04/2012 - 18h49

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os adeptos da corrida percorreram um circuito diferente na capital federal. Nada de correr no asfalto entre os monumentos da cidade. Desta vez, o trajeto a ser superado foi na reserva ecológica do Zoológico de Brasília. Neste sábado (28), cerca de 500 atletas participaram do 6º Circuito de Corridas nos Parques.

A competição, promovida em parceria com o Instituto Brasil Adentro, buscou por meio do esporte mostrar a importância da interação dos participantes com a natureza. Além disso, a corrida no zoológico teve a finalidade de envolver as comunidades vizinhas em programas de conscientização ambiental.

Ao todo, o trecho percorrido somou 5 quilômetros, nos limites do Santuário da Vida Silvestre, na reserva com 330 hectares. Para o vencedor da prova, Cezar Francisco da Silva, 32 anos, é importante variar o terreno durante as corridas e ao mesmo tempo interagir com a natureza. “É outra coisa correr fora da poluição. Até respiro melhor”, disse após vencer a etapa em 15 minutos e 31 segundos.

Entre as mulheres, a vencedora foi Cristina Oliveira, 43 anos, com 21 minutos e 12 segundos de prova. “Participo de todas as provas em trilha, mas essa foi bem desafiante. Muita trilha, muito buraco e muito terreno irregular, o que deixou a prova mais emocionante. Porque quando a prova é fácil, é fácil para todo mundo”, explicou.

Para o corredor e treinador Éder Vilanova, é fundamental sair da rotina e correr em locais diferentes. “Toda semana tem corrida no eixão e na Esplanada [dos Ministérios]. É importante ter contato com a natureza e conhecer outros parques que nem sabíamos que existia. São novos locais de treino e corrida”, disse.

Segundo o superintendente do zoológico, Marco Antônio de Castro, a etapa promovida no local visa a reforçar a necessidade da implantação da trilha ecológica. O espaço servirá como centro de educação ambiental para estudantes e membros da comunidade. Por meio de uma trilha suspensa, os visitantes terão acesso à fauna e flora brasileiras por um ângulo diferente. A estimativa é que a trilha ecológica seja implantada em 2013.

“O zoológico tem uma nova visão. O local não é só mais um espaço de exposição de animais, mas também queremos congregar toda a sociedade, que inclui a sociedade esportiva”, disse. Para o superintendente, iniciativas como essa fazem com que a comunidade local se interesse em preservar o espaço. “Queremos o zoológico como uma apropriação da população da cidade. Para que a sociedade, além de frequentar, preserve o espaço”, acrescentou.

Além da promover o contato com a natureza, a corrida teve o objetivo de angariar alimentos para uma instituição social da cidade. Ao todo, 1,5 tonelada foi arrecadada.

Edição: Talita Cavalcante