Dívida pública chega a 36,6% do PIB em março

27/04/2012 - 12h13

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,538 trilhão, em março, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (27). Esse saldo corresponde a 36,6% de tudo o que o país produz - Produto Interno Bruto (PIB). Em relação ao mês anterior, houve redução de 0,9 ponto percentual.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, a redução da dívida líquida ocorre “fundamentalmente pela variação do dólar [alta da moeda estrangeira]”. A influência do câmbio ocorre porque o país é credor em dólar, ou seja, as reservas internacionais e outros ativos são maiores do que a dívida externa.

A previsão do BC é que essa dívida continue a cair. Para abril, a projeção para a dívida líquida do setor público em relação ao PIB é 36%. Se a previsão se confirmar, será o menor resultado da série histórica do BC, iniciada em 2001.

A dívida líquida do setor público é um balanço de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais e das empresas estatais. Outro indicador fiscal divulgado pelo BC é a dívida bruta do Governo Geral (governos federal, estaduais e municipais), muito utilizado para fazer comparações com outros países.

Em março, a dívida bruta do Governo Geral chegou a R$ 2,366 trilhões (56,3% do PIB), um aumento de 0,6 ponto percentual em relação a fevereiro. A previsão do BC para abril é que a dívida bruta em relação ao PIB fique em 56,2%.

Edição: Juliana Andrade // Matéria ampliada às 13h12