Corrida Verde abre Semana do Meio Ambiente em Brasília chamando a atenção para a Rio+20

21/04/2012 - 14h50

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir da próxima terça-feira (24), começam as inscrições para a primeira Corrida Verde do Distrito Federal. A competição abre a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada este ano de 3 a 9 de junho, e foi idealizada para atrair a população para os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

“Mesmo antes da corrida, já estamos articulando com escolinhas de atletismo da cidade para falar com as crianças sobre a Rio+20 e como os desdobramentos dessa conferência impactam nas nossas vidas. Nós queremos despertar a sociedade para a importância desse debate”, explicou Adroaldo Quintela, organizador do evento.

A expectativa é que 2,5 mil pessoas se inscrevam e participem das provas marcadas para o dia 3 de junho. A competição será dividida em percursos de cinco e dez quilômetros, partindo do Teatro Nacional e terminando na Esplanada dos Ministérios.

Quintela explica que todo o evento foi concebido para ser sustentável, com camisas, sacolas e cartilhas produzidas com materiais recicláveis, por exemplo. “Tivemos também a preocupação, principalmente, com a emissão de gases de efeito estufa e poluição. O carro madrinha da Corrida Verde é um carro elétrico, com tecnologia totalmente nacional, que não emite barulho ou gás carbônico”, relatou.

O organizador ainda destacou que os batedores que farão a proteção e que vão orientar sobre o trajeto estarão em bicicletas ao invés de motos, como tradicionalmente acontece. E todo o lixo do evento passará por coleta seletiva. Os atletas vão receber filtro solar para se proteger do sol durante a competição.

O resultado de toda a preocupação ambiental acabou impactando diretamente nos custos. “Gastamos 150% a mais em insumos do que o que se gasta com uma corrida tradicional. Nosso custo chegou a R$ 260 mil”, calculou Quintela. Segundo ele, os custos altos ainda refletem um despreparo do mercado para esse tipo de ação.

Depois da corrida, será realizado o 10º Passeio Ciclístico Rodas da Paz, que deve contar com 3 mil ciclistas. Pelo menos dez deles, depois de percorrem os 16 quilômetros do passeio, seguirão direto para o Rio de Janeiro. A ideia desses aventureiros é chegar pedalando à sede da Rio+20 a tempo de participar da conferência.

Edição: Lana Cristina