Número de diplomatas em consulado dos EUA no Rio vai quase triplicar até o fim do ano

20/04/2012 - 15h42

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O Consulado Geral dos Estados Unidos (EUA) no Rio de Janeiro vai praticamente triplicar seu contingente de diplomatas para dar conta da demanda por vistos e outros serviços consulares no país.

“Há alguns anos, quando vim para o Rio, havia apenas seis vice-cônsules. No ano passado esse número aumentou para 11 e até o fim do ano teremos 32 oficiais trabalhando permanentemente na cidade”, informou o diretor da sessão de imprensa, educação e cultura do Consulado Geral dos EUA no Rio, Mark Pannell.

O número de contratados também aumentou para atender à demanda que deve crescer ainda mais com as novas medidas de solicitação de vistos anunciadas hoje (20), que vão baratear o processo e pretendem diminuir o tempo de espera, que hoje varia de cinco a sete dias.

“Mais de 80 novos funcionários foram contratados só para o Rio para trabalharem no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto que começa a funcionar a partir do dia 7 de maio para agilizar o processo.”

Outros centros serão abertos em Brasília, Belo Horizonte, Recife e São Paulo para coletar os dados biométricos (impressões digitais, fotos) do solicitante antes do comparecimento a um dos consulados no país.

Pannel lembrou que o centro que será aberto em Belo Horizonte vai ajudar a diminuir a espera no Rio, já que a maioria dos mineiros que pretendem viajar para os EUA hoje se dirigem ao consulado fluminense para solicitar o visto. “Com esses centros de atendimento será bem mais fácil para os solicitantes de Minas que, em alguns casos, nem precisarão viajar para o Rio.”
 
Em março passado o consulado registrou um aumento de 106% no número de vistos concedidos na comparação com o mesmo mês no ano anterior. O diplomata informou que o consulado concede cerca de 2 mil vistos por dia.

Ainda segundo Pannel, os consulados e a Embaixada em Brasília, que hoje têm no quadro 50 oficiais norte-americanos, deverão contar com mais 50 até o fim do ano. O efetivo ainda aumentará com a inauguração, até 2014, dos consulados de Belo Horizonte e Porto Alegre.

 

Edição: Lílian Beraldo