Apesar da redução da Selic, taxa de juros de longo prazo do BNDES não vai cair

19/04/2012 - 18h02

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, descartou hoje (19) qualquer possibilidade de redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), cobrada pelo banco de fomento nos financiamentos de longo prazo. “Não há nenhum plano nem intenção de fazer novas reduções da TJLP”, assegurou. Desde junho de 2009, a taxa está em 6% ao ano.

Segundo Coutinho, a TJLP só poderá cair se a expectativa for de inflação abaixo de 4% ao ano, no futuro. "Poderíamos, eventualmente, pensar nisso, mas ainda está longe”. Segundo o presidente da estatal, a TJLP “está no limite, que é a expectativa de longo prazo da inflação brasileira mais o risco Brasil, é uma taxa que já está calibrada”. E considerou saudável a redução da diferença entre a taxa básica de juros (Selic) e a TJLP.

Ao divulgar os resultados trimestrais do banco de fomento estatal, Coutinho disse que o banco trabalha com a perspectiva de crescimento da economia próximo de 4% este ano, puxado pelo investimento. A meta é “transformar o investimento na variável que lidera a expansão e permite um Produto Interno Bruto [PIB] mais alto, este ano”.

Edição: Vinicius Doria