Parlamento Europeu debate crise econômica internacional e crise na Síria

16/04/2012 - 10h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Parlamento Europeu – formado por 27 deputados de países que integram a União Europeia – debatem até sexta-feira (20) os impactos da crise econômica internacional na região e os termos da votação do novo acordo sobre transferência de dados de passageiros que viajam de avião para os Estados Unidos (EUA). No encontro de hoje (16), o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, conversa com alguns parlamentares sobre esses temas.

As reuniões ocorrerão em Estrasburgo, na França. Os efeitos da crise econômica ainda estão presentes no cotidiano de vários países principalmente alguns da zona do euro – Grécia, Espanha e Portugal, entre outros. No debate de quarta-feira (18), o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, estará presente.

Um novo acordo sobre a transferência de dados pessoais de passageiros que viajam de avião da Europa para os EUA será votado pelo Parlamento Europeu no dia 19. O texto estabelece condições legais para a transferência desses dados e abrange questões como prazos de armazenamento de registos, finalidade de utilização e garantias de proteção de dados.

Também estão em discussão as crises que atingem o Mali (na África), a Síria (no Oriente Médio) e Myanmar (na Ásia). A chefe do Departamento de Relações Exteriores e a Política de Segurança da União Europeia, Catherine Ashton, estará presente para analisar os temas em debate. A expectativa é que o rei da Jordânia, Abdullah II, participe das reuniões neste dia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante