Hillary e Patriota dão voto de confiança para Assad executar cessar-fogo, mas cobram a implementação de plano de paz

16/04/2012 - 21h48

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disseram hoje (16) que é necessário dar mais tempo para que o presidente da Síria, Bashar Al Assad, prove que executará o cessar-fogo e o plano de paz na região. Ainda assim, ambos enfatizaram que o plano de paz seja posto em prática.

Hillary disse ainda que esta será uma semana de “análise”, pois a primeira etapa da missão, com seis observadores desarmados, chegou nesta segunda-feira (16) a Damasco, capital da Síria.

“O que nós queremos é um período de paz para o povo sírio”, disse Hillary.

A secretária alertou que Assad deve cumprir com o que foi acordado com o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan.

Nesta manhã, observadores desembarcaram em Damasco com o objetivo de verificar a execução do plano de cessar-fogo na região, o que não impediu, no entanto, que as tropas sírias e da oposição se enfrentassem. Há registros de mortos, na cidade de Hama, no noroeste do país.

Às vésperas da chegada da equipe de observadores na capital, Assad disse que o governo da Síria acolhe de forma favorável a missão porque “não tem nada a esconder” e “espera que estes observadores transmitam a imagem real do país”. Um cessar-fogo está em vigor há quatro dias.

Em 13 meses de conflitos, cerca de 10 mil pessoas morreram, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Edição: Carolina Sarres