Hillary condena ataques no Afeganistão e levanta suspeitas sobre rede terrorista no Paquistão

16/04/2012 - 22h21

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Os ataques no Afeganistão que provocaram 47 mortes, ontem (15), foram condenados hoje (16) pela secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton. Segundo ela, os Estados Unidos julgaram os ataques como “covardes e há suspeitas que as ações tenham partido de integrantes da rede terrorista Haqqani”. De acordo com a secretária, as investigações indicam que a responsabilidade pelos crimes partiu desta rede.

A rede Haqqani, segundo investigações, é de origem paquistanesa, mas atua na fronteira com o Afeganistão. Hillary disse que já mencionou sua preocupação para as autoridades do Paquistão, em outubro do ano passado.

“Apesar desses ataques terem sido terríveis, não conseguiram sucesso. Haverá outros desafios, pois essas pessoas não têm interesse que o Afeganistão avance. Vamos continuar a trabalhar com as forças de segurança e ao lado do Afeganistão”, disse.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou hoje que os confrontos entre integrantes das Forças Armadas do Afeganistão e o Talibã não alterarão o calendário para a retirada das tropas do país. A previsão é de que os militares estrangeiros deixem o país até o fim de 2014.

De ontem até as primeiras horas de hoje, pelo menos 47 pessoas morreram, das quais 36 combatentes talibãs. De acordo com relatos, os talibãs lançaram ontem seis ataques simultâneos - três deles em Cabul, a capital do Afeganistão. Os ataques foram chamados pelos talibãs de início da ofensiva da primavera.

 

Edição: Aécio Amado