Canteiro de obras do Maracanã abre as portas para visitantes

14/04/2012 - 13h13

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As portas do canteiro de obras do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, foram abertas hoje (14) para a visitação pública. Visitantes puderam entrar no local onde ficava o gramado e acompanhar o andamento da reforma do estádio, que é uma das 12 sedes de jogos da Copa do Mundo de 2014 e palco da partida final.

Mais de mil pessoas se inscreveram para participar da visita, mas apenas cerca de 300 foram selecionadas para visitar as obras neste sábado. Entre os primeiros visitantes estava o advogado Luciano Ribeiro de Andrade, de 30 anos.

“É a primeira vez que eu piso no ‘gramado’ do Maracanã, que agora é barro. É a primeira vez que eu vejo o estádio da parte de dentro [do gramado]. E é bom fazer parte desse novo Maracanã. A gente está vendo que as obras estão caminhando. Não sei se vai dar tempo para a Copa das Confederações [em 2013]. Só o tempo dirá”, disse o advogado.

Vestido com a camisa da seleção da Espanha, atual campeã do mundo, o engenheiro espanhol Pablo Nieto, que mora no Rio de Janeiro há quatro anos, também quis conferir o andamento das obras de perto.

“Aproveitei a visita para conhecer a obra. Sou engenheiro também e estava com vontade de conhecer a obra. Se a Espanha chegar na final já estará de bom tamanho, mas ganhar do Brasil será ainda melhor”, brincou o espanhol.

As obras começaram em agosto de 2010 e, segundo o governo fluminense, o Maracanã já está com 47% da reforma concluída. A previsão é que o estádio esteja pronto em fevereiro de 2013, a tempo de sediar os jogos da Copa das Confederações, uma prévia da Copa do Mundo que acontecerá em junho do ano que vem e reunirá as seis seleções campeãs de cada continente, além do Brasil e da Espanha.

As visitas serão sempre realizadas no primeiro sábado de cada mês, com grupos de, no máximo, 50 pessoas, saindo de hora em hora, das 8h às 13h. Os interessados em participar das visitas deverão enviar um e-mail para o endereço eletrônico visitaguiada@maracanario2014.com.br.

Edição: Andréa Quintiere