Ibram recebe incrições de museus e espaços culturais com mostras sobre a Rio + 20

12/04/2012 - 17h59

Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está recebendo até 4 de maio inscrições de museus e demais espaços culturais do estado do Rio de Janeiro para a elaboração de roteiros culturais para o período da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Cnuds), a Rio+20.

As instituições interessadas devem se cadastrar na página do Ibram na internet e informar a programação que pretendem realizar durante a conferência.

De acordo com o Ibram, poderão integrar o roteiro cultural seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas redondas, visitas guiadas, exibição de filmes, entre outras atividades. O roteiro será impresso e distribuído pelo Ibram durante a Rio+20 nos diversos espaços onde a conferência irá acontecer. A programação também ficará disponível em formato digital no site do instituto.

Alguns espaços culturais do Rio de Janeiro já definiram sua programação para o período com temática relacionada à conferência da ONU.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) informou à Agência Brasil que vai inaugurar em 28 de maio a exposição “Amazônia, Ciclos da Modernidade”. Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a mostra apresentará 300 obras, do século 17 aos dias atuais.Serão fotografias, pinturas, documentos raros, objetos, vídeos e uma instalação de arte popular. Na rotunda do CCBB, uma grande árvore amazônica exibirá plantas e animais da região, inclusive espécies em extinção.

No armazém quatro da zona portuária, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em parceria com outras instituições, vai promover a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (Femact Rio+20). O evento irá reunir cerca de 120 trabalhos de alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro, além de convidados especiais de outros estados. De acordo com a assessoria de imprensa do Mast, outras atividades de divulgação da ciência poderão ser realizadas pelo museu durante a conferência da ONU.

Edição: Carolina Sarres