Teatro Dulcina, no Rio, recebe projeto de ocupação com peças gaúchas

11/04/2012 - 15h54

Paulo Virgilio

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A partir de hoje (11), o Teatro Dulcina, na Cinelândia, centro do Rio, abriga um projeto de ocupação artística que trará ao público carioca, a preços acessíveis, espetáculos das principais companhias teatrais gaúchas, além de oferecer cursos, oficinas e visitas guiadas gratuitas. O projeto Dulcina Abraça o Sul vai apresentar no tradicional teatro, um dos três pertencentes à Fundação Nacional de Arte (Funarte) na cidade, produções que, apesar de bem sucedidas no Rio Grande do Sul, não tiveram a oportunidade de chegar ao circuito carioca.

Criado pela produtora Culturama, juntamente com as principais companhias teatrais do Rio Grande do Sul, o projeto está inserido na diretriz da Funarte de fazer com que o público se aproxime mais do teatro. “Imaginamos uma ocupação totalmente voltada à formação de plateias, criando espaços para a comunidade, estudantes e frequentadores do entorno”, destaca o coordenador da ocupação, Pablo Oliveira.

A abertura da programação, às 19h de hoje, será com uma apresentação única de A Comédia dos Erros, texto de William Shakespeare, encenado pela Cia Stravaganza, com direção de Adriana Mottola. Nos finais de semana seguintes, de 13 a 22 de abril, a atração será o espetáculo Isaías in Tese, da companhia Depósito de Teatro. Até o final de julho, mais de dez companhias gaúchas se revezarão no palco do Dulcina, apresentando textos dramáticos e de humor, de autores nacionais e estrangeiros.

Os ingressos custarão R$ 20 e R$ 10 (meia), mas às sextas-feiras as peças terão entrada franca. “Queremos dar ao público a oportunidade de participar ativamente da programação do Dulcina”, afirma Pablo Oliveira. Com o mesmo objetivo, nas segundas e terças-feiras de cada semana, atores integrantes do projeto percorrerão a Cinelândia realizando pequenas encenações, de três a cinco minutos, para divulgar a programação.

Um dos principais pólos culturais da cidade, a área da Cinelândia abriga instituições como a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e o Theatro Municipal, que por conta do desabamento de três prédios vizinhos, em janeiro último, adiou para maio o início de sua temporada anual. A região conta ainda com o Teatro Rival Petrobras, voltado para shows musicais, e o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), que mantém uma programação regular de espetáculos teatrais. Nenhum deles, porém, oferece peças com entrada franca como ocorrerá na nova ocupação artística do Dulcina.

Nas quartas-feiras, serão realizadas oficinas gratuitas de teatro, circo e dança, e às quintas-feiras, o curso, também grátis, A Construção do Espetáculo, com duração de quatro meses. Também nas quintas, haverá das 14h às 17h uma visita guiada gratuita, com a atriz Fernanda Nascimento caracterizada de Dulcina de Moraes (1908-1996), grande dama do teatro brasileiro que adquiriu em 1952 a sala de espetáculos carioca, desde 1977 pertencente à Funarte.

Edição: Fábio Massalli