Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O comércio mostrou-se mais confiante na economia do país em março, aponta o Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado hoje (11), pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo mostra que, embora a média do índice no trimestre que terminou em março (124,6 pontos) tenha ficado 4,3% inferior à do mesmo período do ano anterior (130,2 pontos), em fevereiro, a queda havia sido de 6,4% na mesma base de comparação.
De acordo com a pesquisa, o aumento da confiança em março foi influenciado principalmente pela melhora da percepção em relação à demanda no presente momento. O índice que mede a situação atual no trimestre encerrado em março ficou 4,1% inferior ao do mesmo período do ano anterior. Em fevereiro, a variação foi de -7,9% na mesma base de comparação. Na média do trimestre findo em março, 19,4% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 24%, como fraca. No mesmo período de 2011, esses percentuais haviam sido de 19,6% e 20,1%, respectivamente.
Ainda segundo a FGV, na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas passou de -5,3% para -4,5% no período analisado. Dentre as empresas sondadas, 60,3% esperam melhora e 4,9%, piora da situação dos negócios, contra 69,4% e 2,8%, respectivamente, no trimestre findo em março de 2011.
Edição: Lílian Beraldo