Trabalhadores peruanos soterrados em mina devem ser resgatados em três dias

09/04/2012 - 7h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Peru, um grupo de nove trabalhadores, de 22 a 59 anos, está preso há quatro dias no interior de uma mina a mais de 200 metros de profundidade, depois do desabamento de uma rocha. A expectativa, de acordo com autoridades, é que o resgate leve até três dias. O presidente do Conselho de Ministros, Oscar Valdés Dancuart, disse que novos desabamentos na Mina Cabeza de Negro atrasam a operação.

A Mina Cabeza de Negro, de cobre e ouro, está localizada a 300 quilômetros ao sul da capital peruana, Lima. As autoridades informaram que os trabalhadores não estão feridos e recebem oxigênio e bebidas por intermédio de um tubo.

As equipes de resgate, que incluem policiais e bombeiros, conseguiram se comunicar com os trabalhadores da mina e informaram que eles estão ansiosos. Um acampamento improvisado, com a presença dos parentes dos mineiros, foi montado no local. As equipes de resgate ainda não conseguiram levar para a mina as máquinas mais pesadas para ajudar na operação.

Valdés Dancuart informou que o “governo fará tudo" para resgatar os trabalhadores. "[Todos] estão em solidariedade com a vida desses concidadãos. Estamos todos juntos para resgatar essas nove vidas", disse ele. "Vamos fazer de tudo para que o [o resgate] seja o mais rápido possível", acrescentou, lembrando que as operações de resgate são conduzidas pelo ministro da Energia e Minas, Jorge Merino.

Em agosto de 2010, o resgate bem-sucedido de 33 trabalhadores, em uma mina no Norte do Chile, chamou a atenção do mundo. Os trabalhadores foram resgatados com vida devido à ajuda de especialistas da Nasa, agência espacial norte-americana, do México e da Argentina, além de chilenos.

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina, e da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto