Comitê Organizador Local garante que todos estádios estarão prontos seis meses antes da Copa de 2014

09/04/2012 - 22h01

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Todos os estádios que vão sediar jogos da Copa de 2014 estarão prontos seis meses antes do início da competição. A garantia é do gerente-geral de Estádios do Comitê Organizados Local (COL), Roberto Siviero. Ele participou hoje (9) da entrevista à imprensa do novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, que completou quatro semanas à frente da entidade, em substituição a Ricardo Teixeira.

Siviero acompanha pessoalmente cada projeto de construção, e disse ter certeza de que o Brasil nem de perto vai repetir a experiência da África do Sul, país que sediou a última Copa, e que terminou os estádios poucas semanas antes do início da competição.

“No momento não temos qualquer preocupação sobre os estádios para a Copa do Mundo. Todos os problemas burocráticos, que acabam sendo mais dificultosos, estão sendo resolvidos a contento pelos governos [estaduais] e pelas entidades privadas que são donas de alguns dos estádios”, disse Siviero.

Sobre a situação do Estádio Beira-Rio, do Internacional de Porto Alegre, que é o projeto mais atrasado, ele explicou que o impasse que envolvia a construtora foi resolvido. “Ao nosso ver, a questão foi solucionada. É lógico que temos de monitorar, pois o contrato [de construção] foi assinado recentemente”.

Já o presidente da CBF, José Maria Marin, disse que a atual preocupação da entidade é com a arena de Recife, que está com todas as obras atrasadas, incluindo as de infraestrutura elétrica, telecomunicações e acesso.

Marin declarou que esteve reunido, na semana passada, com dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que demonstraram muita preocupação com o estádio da capital pernambucana, que deverá abrigar jogos da Copa das Confederações, no próximo ano.

Ele acredita que a arena de Recife estará pronta para receber as partidas em 2013, mas ressaltou que isso será definido no próximo dia 27, quando as obras serão vistoriadas por uma equipe da Fifa.

Durante a entrevista, Marin anunciou o nome do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Filho, como o chefe da seleção brasileira na Olimpíada de Londres. Para comandar a delegação feminina de futebol, foi convidada a presidenta do Flamengo, Patrícia Amorim, que ficou de pensar sobre o convite.

 

Edição: Aécio Amado