Apesar do acordo de cessar-fogo, prosseguem os ataques do governo a civis na Síria

05/04/2012 - 17h32

Carolina Pimentel*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mesmo com a promessa de um cessar-fogo na Síria nos próximos dias, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, declarou hoje (5) estar preocupado com os contínuos ataques contra civis no país. "Apesar de o governo sírio ter aceito o plano do enviado especial [Kofi Annan, mediador das Nações Unidas] para resolver a crise, a violência e os assaltos em áreas civis não pararam", disse Ban Ki-moon durante reunião informal sobre a situação na Síria.

O presidente sírio, Bashar Al Assad, aceitou o cessar-fogo a partir do próximo dia 10, proposto pelo enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan. O acordo prevê a retirada de tropas do regime do centro das principais cidades no prazo de 48 horas.

De acordo com a agência de notícias BBC Brasil, tropas do governo sírio intensificaram hoje os ataques contra opositores do regime, às vésperas da chegada de um representante de Annan, que irá negociar o monitoramento do plano de paz.

Ativistas contrários ao governo sírio dizem que as cidades de Homs, Daraa e a região próxima a capital Damasco foram bombardeadas. Eles alegam que Bashar Al Assad está lançando uma última ofensiva antes do início da vigência do cessar-fogo. As Nações Unidas estimam que mais de 8 mil pessoas morreram na Síria, a maioria civis, desde o início dos conflitos no país.

*Com informações da agência de notícias BBC Brasil

Edição: Vinicius Doria